Nossos Eventos

Mostra Césio 137 - Programação Completa

16, 17 e 19 de outubro 2017 Programação Completa da Mostra Inscreva-se

Informações

O Espaço Culturama e a Exposição Hiroshima Nunca Mais exibem série de filmes sobre a tragédia de Goiânia e movimento antinuclear

Nos dias 16, 17 e 19 de outubro o Espaço Culturama vai abrigar a Mostra Césio 137 com uma programação audiovisual complementar à exposição fotográfica Hiroshima Nunca Mais, tratando da questão do Césio e dos riscos da atividade nuclear. Serão 8 filmes, uma performance do grupo Corpo de Voz e debates onde o público poderá conversar com alguns dos diretores dos filmes e também trocar experiências com integrantes do movimento antinuclear de Angra dos Reis, onde estão instaladas as duas usinas nucleares brasileiras.

No dia 16, às 20h, quem abre a mostra é o grupo Corpo de Voz, com Corpo em Testemunho, um espetáculo de performance e vocalização de poemas que depõem e testemunham sobre tempos sombrios de guerra para relembrar os horrores destas épocas e convocar a paz. A mostra segue com filmes sobre a tragédia goianiense do Césio-137 e dois curtas sobre o impacto e riscos das usinas nucleares em Angra dos Reis.

O destaque fica com a exibição e debate dos curtas "Rua 57, n.60 Centro" e o premiado "Algo do que Fica", que acabam de ser exibidos no Uranium Festival, em Berlim. Os diretores Michael Valim e Benedito Ferreira debaterão com o público nos dias 16 e 19 (veja programação).

Dia 19 também será uma chance de trocar experiências com representantes da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê), realizadora da exposição Hiroshima Nunca Mais. A Sapê se articula há décadas contra as usinas nucleares Angra I e II por conta dos riscos de um acidente nuclear que poderia repetir uma tragédia semelhante a de Goiânia.

Mostra Césio-137
 

Dia 16/10, 20h

Performance Corpo em Testemunho, do Grupo Corpo de Voz

Filmes:

- Rua 57, n. 60, Centro
Direção: Michael Valim
Duração: 9 min

- Amarelinha
Direção: Angelo Lima
Duração: 3 min

Debate com o diretor Michael Valim
 

Dia 17/10, 19h

- O pesadelo é azul
Direção: Ângelo Lima
Duração: 29 min

- Césio 137 - O pesadelo de Goiânia
Direção: Roberto Pires
Duração: 1h35min

Debate com o diretor Ângelo Lima

Dia 19/10, 19h

- A fala do cacique
Direção: Norbert G. Suchanek e Marcia Gomes de Oliveira
Duração: 20 min

- Anjo Azul
Direção: Luís Eduardo Jorge
Duração: 15 min

- Paraíso Nuclear
Direção: SAPÊ
Duração: 20 min

- Algo do que fica
Direção: Benedito Ferreira
Duração: 23min

Troca de experiências com movimento antinuclear de Angra dos Reis (Sapê) e debate com o diretor Benedito Ferreira